Periodontia

Já olhou sua gengiva hoje?

 
periodontia-2.jpg

É a especialidade responsável por cuidar da saúde das nossas gengivas, tecido que serve como suporte para os dentes.

 

O profissional dessa área foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais que afetam o tecido gengival e que podem prejudicar a saúde do organismo se não forem tratadas corretamente, como a gengivite e a periodontite. Por isso que, em casos de sangramento recorrente da gengiva, o mais recomendado é procurar a ajuda de um especialista no assunto.

O tratamento periodontal é importante em várias situações, desde uma simples consulta para verificar se está tudo em ordem com a saúde bucal do paciente, realizar tratamentos de doenças específicas que acometem a gengiva, ou plástica gengival e frenoplastias.

periodontite.jpg

A gengiva é o tecido que reveste o osso e dá sustentação ao dente e, portanto, estrutura essencial da boca que precisa de cuidados especiais. Mesmo que muitas pessoas não deem a devida atenção a essa região, é importante ficar sempre atento a qualquer sinal que fuja do normal.

 

Os problemas gengivais podem evoluir para o comprometimento de todo o tecido de suporte dos dentes, levando a perda dentária. Por isso, quando acontecem infecções ou inflamações na região, deve-se procurar tratamento adequado.

Mulher de sorriso bonita

Endodontia

Tratamento Canal

 
233826a67be66a810b23a263230da62e_XL.jpg

A polpa dentária é o tecido multifuncional que dá a “vida” ao dente. Perceber que você tem uma cárie e não tratar dessa lesão é uma atitude errada para sua saúde bucal. Se a bactéria presente na cárie atinge a polpa dentária, pode causar  a perda do dente se o tratamento não for realizado. O Endodontista é o especialista capacitado a realizar este tratamento em menor tempo possível. 

É uma das áreas da Odontologia fundamentais para a saúde da boca e manutenção do elemento dentário, pois vai muito além do tratamento de canal. O Endodontista atua na correção de trincas, fraturas e outros traumas que venham a comprometer a estrutura interna do dente.

oraldoctor-endodontia-min.jpg

Alinhar os dentes e ter um sorriso "aparentemente" saudável,  e nunca mais voltar ao dentista, não é uma atitude correta. Ignorar uma pancada no dente achando que nada aconteceu pode ser um risco, mesmo que o elemento não tenha fraturado, uma consulta ao especialista e exames radiográficos precisam ser feitos. Em um primeiro momento, nada aconteceu, mas com o passar do tempo o dente começa a apresentar algumas alterações como manchas e até mesmo alteração de cor, podendo ir do branco para o marrom em questão de semanas ou meses.

Visite seu dentista a cada 6 meses para consultas preventivas.

Amigas unidas